Século XXI e os novos papéis do professor e aluno frente as tecnologias da informação





O século XXI despontou, para a sociedade como o momento onde a informação encontra-se acessível e de forma muito rápida, devido ao modelo de sociedade vigente. A sociedade moderna nos impõe novas necessidades e novos meios para a satisfação destes. Aplicar os novos recursos à educação é de suma importância, pois estas tecnologias favorecem o ensino e o desenvolvimento do aluno, mas é necessário sim realizar uma busca sensível do que realmente contribui para beneficiar este momento de produção do conhecimento. É necessário estabelecer uma relação harmônica entre educação e as novas tecnologias. A esfera educacional é um forte elemento de formação contínua do individuo por tratar de seus valores e dar base para suas crenças, isto posto, é notório tratar-se de uma instituição de grande influência nas relações sociais. Este trabalho busca apontar a relação existente entre a educação e o uso das novas tecnologias.

A escola está competindo com meios mais atraentes, como a TV, o computador ou o MP4, por exemplo. No mundo atual, os jovens apreciam outras sensações (áudio-visuais, afetivas, motoras), o que é diferente da proposta da maioria das escolas. São outras maneiras de compreender, de perceber, de sentir e de aprender, em que a afetividade, as relações, a imaginação e os valores não podem deixar de ser considerados. São alternativas de aprendizagens que auxiliam a interagir, a escolher e a participar nas estruturas sociais e educativas (PORTO, 2006, p.45).



Comentários

Postagens mais visitadas